Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u705857328/domains/fatorrnoticias.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Prefeitura intensifica combate ao Aedes aegypti em Boa Vista; sete bairros têm alto índice de infestação - FatoRRnotícias
RORAIMASaúde

Prefeitura intensifica combate ao Aedes aegypti em Boa Vista; sete bairros têm alto índice de infestação

O 4º Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2024 apontou o município de Boa Vista como de médio risco de transmissão de dengue, zika, chikungunya e outras arboviroses. Dos 8.573 imóveis pesquisados, 216 foram positivos para larvas do mosquito, resultando na média de 2,5% do índice de infestação predial.

A diretora da Unidade de Controle e Vigilância de Zoonoses (UCVZ), Maria Fernanda Martins, explicou que a colaboração de todos é imprescindível no combate ao mosquito, já que 92,6% das amostras positivas foram encontradas em residências e comércios, e 7,4%, em terrenos baldios.

“Independentemente do resultado, temos intensificado as ações no município, em todos os bairros. Contudo, sem o apoio da população não é possível evitar a transmissão do Aedes. A gente pede que as pessoas colaborem, não deixando água parada nos pratos de plantas, trocando as tigelas dos animais com frequência, cuidando das pingadeiras das centrais de ar e não acumulando água em baldes, para diminuirmos os riscos da doença”, disse.

As equipes de combate e controle de endemias da Secretaria Municipal de Saúde atuam com bloqueios mecânicos e químicos, intensificando as ações em forma de mutirões nos locais com maior índice, como os bairros Centro, Calungá, São Vicente, 13 de Setembro, Asa Branca, Jóquei Clube e Senador Hélio Campos.

Saiba como proteger sua casa e família

Verificar os quintais pelo menos uma vez na semana para eliminar possíveis criadouros;

armazenar e destinar corretamente o lixo doméstico diariamente;

manter fechados todos os recipientes que servem como depósito de água;

trocar diariamente – e regularmente – a água dos animais, lavando e higienizando os recipientes;

esvaziar diariamente os recipientes que possam servir como pingadeiras das centrais de ar.