O Ministério da Saúde iniciou esta semana a vacinação de profissionais de saúde da Atenção Primária em Roraima contra a dengue, utilizando o imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan. Ao todo, 1,2 milhão de trabalhadores devem ser protegidos em todo o país, com 650 mil doses já distribuídas.
No estado, 1,8 mil doses foram entregues, beneficiando 4,2 mil profissionais da linha de frente do Sistema Único de Saúde (SUS). A vacina é de dose única, tetraviral e 100% nacional, garantindo proteção contra os quatro sorotipos da doença.
“Estamos começando a vacinação por toda a equipe multiprofissional cadastrada no SUS. São aqueles que visitam casas, acompanham criadouros do mosquito e atendem casos suspeitos de dengue na primeira porta de entrada”, explicou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
A expansão para outros públicos, de 15 a 59 anos, ocorrerá no segundo semestre, acompanhando a capacidade produtiva da vacina, com parceria estratégica internacional para multiplicar a produção em até 30 vezes.



