Julho tem sido marcado por chuvas intensas em Boa Vista. O acumulado já ultrapassa 469 mm, conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), muito acima da média histórica de 308 mm, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O alto volume impacta o sistema de drenagem da cidade, que tem apresentado sobrecarga, especialmente em áreas próximas a lagoas. O nível do rio Branco atingiu 7,87 metros, muito perto da cota de alerta.
Para conter os impactos, a prefeitura intensificou ações com a Patrulha da Chuva, que atua diariamente em pontos críticos.
“Estamos focados em minimizar os efeitos das chuvas para a população”, disse o prefeito Arthur Henrique (MDB).
Flávia Cantanhede, da Defesa Civil, destacou a possibilidade de extravasamento do rio, caso se confirmem os 150 mm previstos para as próximas semanas. Luís Felipe, assessor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), apontou ainda que fatores climáticos, geográficos e humanos colaboram para os alagamentos.
Desde 2021, a prefeitura já resolveu 36 pontos de alagamento e implantou quase 48 km de drenagem. As obras seguem para ampliar a capacidade de escoamento da água.