Cinco municípios de Roraima – Bonfim, Cantá, Caracaraí, Mucajaí e Pacaraima – foram contemplados com unidades odontológicas móveis (UOMs) para reforçar a oferta de serviços de saúde bucal. Os veículos fazem parte de um investimento de R$ 1,9 milhão, dentro do programa Novo PAC Saúde, e integram a retomada nacional da iniciativa Brasil Sorridente, após dez anos.
A cerimônia de entrega ocorreu na quinta-feira (21), em Sorocaba (SP), com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. No total, foram entregues 400 UOMs a 400 municípios em todo o país. Só na Região Norte, estão previstas 95 unidades móveis para os sete estados.
Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo é garantir o acesso à saúde bucal em áreas remotas, rurais e de difícil acesso, atendendo populações em situação de vulnerabilidade, como indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua e assentadas.
As UOMs são equipadas com cadeira odontológica, aparelho de raio-X, ar-condicionado, gerador, fotopolimerizador e demais instrumentos essenciais. São operadas por equipes de saúde bucal formadas por cirurgião-dentista e auxiliar ou técnico.
O investimento total na ação em todo o país é de R$ 152 milhões. Até 2026, outras 400 UOMs devem ser entregues, totalizando 800 novas unidades em funcionamento.