domingo, dezembro 7, 2025
Google search engine
HomeJUSTIÇAJustiça dá dez dias para governo de Roraima abrigar idosos em situação...

Justiça dá dez dias para governo de Roraima abrigar idosos em situação de abandono

O governo de Roraima tem dez dias para garantir o acolhimento emergencial de idosos em situação de risco e abandono familiar. A decisão judicial, proferida na terça-feira (7), atende a um pedido do Ministério Público de Roraima (MPRR), e prevê multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (8).

A medida exige que os idosos indicados pelo MPRR sejam acolhidos de forma imediata em instituições com condições mínimas, ainda que temporariamente. A Justiça autoriza o uso de espaços públicos adaptáveis, convênios com entidades assistenciais ou o aluguel de estruturas para atender à determinação.

A decisão judicial surgiu no contexto de uma ação civil pública protocolada em 2021. Apesar de o governo ter solicitado mais 90 dias para concluir a obra do abrigo estadual, o pedido foi negado. O juiz entendeu que o tempo já decorrido e a falta de soluções provisórias tornam injustificável a prorrogação.

Segundo a Promotoria de Justiça do Idoso, a recusa nos pedidos de acolhimento tem sido constante, mesmo em casos de hipervulnerabilidade. Ao todo, 18 idosos encaminhados pelo MPRR aguardam resposta.

A promotora Érika Michetti ressaltou a gravidade da situação.

“Cada dia de espera representa sofrimento e risco concreto para vidas que deveriam estar sob proteção de políticas públicas”, afirmou.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Vigodno priobresti diplom o visshem obrazovanii!_eyel on Gasolina acima de $7, Bolsonaro volta a se eximir de responsabilidade
soglasovanie pereplanirovki kvartiri moskva _pjPi on Gasolina acima de $7, Bolsonaro volta a se eximir de responsabilidade
Jokerl#Lee[Maofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade
Noganl#Lee[Maofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade
Jemssl#Vek[Vskeaofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade