sexta-feira, dezembro 5, 2025
Google search engine
HomeEsporteMinistério anuncia construção de estruturas esportivas em Uiramutã, município ‘mais indígena’ do...

Ministério anuncia construção de estruturas esportivas em Uiramutã, município ‘mais indígena’ do país

Em visita a Roraima nesta semana, o ministro do Esporte, André Fufuca, anunciou a construção de estruturas esportivas em Uiramutã. Localizado no extremo norte do Brasil, na fronteira com Venezuela e Guiana, o município tem cerca de 15 mil habitantes e a maior proporção de pessoas que se declaram indígenas entre os brasileiros, segundo o IBGE. A ação faz parte do projeto Ministério Itinerante.

“É a primeira vez que o Ministério do Esporte marca presença por aqui. Nunca houve a visita de um ministro, nem ações ou infraestrutura esportiva”, afirmou Fufuca. Essa realidade, no entanto, está prestes a mudar: Uiramutã receberá um centro esportivo comunitário por meio do Novo PAC Seleções, que beneficiará toda a região.

“Por determinação do presidente Lula, seguimos trabalhando pelos quatro cantos do país, democratizando o acesso ao esporte e cuidando de quem mais precisa”, completou Fufuca.

Atualmente, a comunidade utiliza um terreno como campo de futebol. O espaço foi inscrito no PAC para receber uma infraestrutura completa, com campo de futebol society, quadra de basquete 3×3, pista de caminhada, parquinho infantil e iluminação.

Projeto esportivo

Já em Boa Vista, o ministro participou, com representantes do Instituto Ietnos – Instituto de Etnodesenvolvimento e Sustentabilidade da Amazônia –, da entrega de diplomas dos núcleos esportivos do Projeto Mão Amiga, viabilizado por emenda parlamentar do deputado federal Defensor Stélio Dener, junto ao Ministério do Esporte.

O projeto promove inclusão social e cidadania por meio do esporte, beneficiando crianças e adolescentes. Com núcleos de futebol, vôlei, artes marciais e outras modalidades, a meta é alcançar ao menos duas mil pessoas, oferecendo alternativas saudáveis de lazer e convivência.

Investimentos federais

Uiramutã também tem sido beneficiado por diversas ações do governo federal em 2025. Entre janeiro e fevereiro, foram transferidos R$ 7,81 milhões ao município, além de R$ 4,61 milhões destinados ao Bolsa Família, que atende 2,24 mil famílias — a maioria delas chefiada por mulheres.

Na saúde, o município conta com três profissionais do programa Mais Médicos, duas unidades básicas de saúde (UBS) e quatro equipes de Saúde da Família. Na educação, quase seis mil alunos foram contemplados com livros didáticos e 1,9 mil com alimentação escolar.

Outros destaques incluem repasses para a cultura, fiscalizações ambientais e 279 novas ligações do programa Luz para Todos desde 2023.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Vigodno priobresti diplom o visshem obrazovanii!_eyel on Gasolina acima de $7, Bolsonaro volta a se eximir de responsabilidade
soglasovanie pereplanirovki kvartiri moskva _pjPi on Gasolina acima de $7, Bolsonaro volta a se eximir de responsabilidade
Jokerl#Lee[Maofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade
Noganl#Lee[Maofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade
Jemssl#Vek[Vskeaofjcpjesfvn,2,5] on 15% dos brasileiros receberam doses em outra cidade