Uma pessoa foi presa preventivamente e quatro locais foram alvo de buscas em Boa Vista, nesta quarta-feira (8), durante uma mobilização nacional coordenada pela Polícia Federal (PF) contra crimes de abuso sexual infantil praticados pela internet. A etapa faz parte da terceira fase da Operação Proteção Integral, que ocorre simultaneamente em todos os estados brasileiros.
As ações em Roraima fazem parte do esforço nacional para reprimir crimes virtuais que envolvem o compartilhamento ou produção de material envolvendo crianças e adolescentes em situações de abuso. A identidade da pessoa detida não foi divulgada.
Ao todo, a PF cumpre 182 ordens de busca e 11 de prisão preventiva em diversos estados. Segundo balanço parcial divulgado pela corporação na manhã desta quarta, já foram registradas 49 prisões em flagrante, duas apreensões de adolescentes e o resgate de duas vítimas.
Cerca de 900 agentes participam da força-tarefa, sendo 617 da Polícia Federal e 273 policiais civis de 16 estados. A operação também reforça a cooperação entre instituições de segurança públicas estaduais e federais no combate a crimes sexuais envolvendo menores de idade.
A terceira edição da Operação Proteção Integral reforça a continuidade das ações anteriores realizadas em março e maio deste ano. Em 2025, apenas entre janeiro e setembro, a PF já cumpriu mais de 1.630 mandados de prisão contra foragidos condenados por crimes sexuais em todo o país.
A corporação destaca ainda a importância da vigilância dos pais sobre o uso da internet por crianças e adolescentes, com orientações claras sobre riscos em ambientes virtuais. Para a PF, o diálogo aberto e a informação são essenciais para garantir a proteção do público infantojuvenil.



