Com o objetivo de reforçar a atenção primária em saúde, o Ministério da Saúde anunciou um amplo investimento por meio do PAC Saúde 2025. A ação contempla a aquisição de 180 mil equipamentos para mais de 5 mil municípios brasileiros. Em Roraima, o investimento será de R$ 7,3 milhões, beneficiando 14 municípios com 39 combos de equipamentos para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), atingindo cerca de 700 mil pessoas.
O processo está sendo coordenado pela Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS), que publicou o edital de licitação em 4 de agosto. A abertura das propostas ocorre nesta segunda-feira (18), por meio do portal de compras do governo federal.
Cada combo é composto por 18 equipamentos considerados estratégicos para o atendimento primário, como ultrassom portátil, eletrocardiógrafo digital, desfibrilador, câmara fria para vacinas, entre outros. Os kits também incluem recursos voltados à telessaúde, como otoscópios e retinógrafos digitais.
A secretária de Atenção Primária à Saúde, Ana Luiza Caldas, destacou que essa é a maior ação de compra descentralizada da história para as UBSs.
“Estamos investindo para garantir um SUS mais acessível, equitativo e eficiente, desde o primeiro atendimento”, afirmou.
As entregas estão previstas para novembro de 2025. Segundo Luciana Maciel, diretora de Atenção Integral à Saúde da AgSUS, a modernização permitirá um atendimento mais humanizado e seguro, com menor necessidade de encaminhamentos para serviços de maior complexidade.
Para aprimorar os critérios técnicos da licitação, a AgSUS realizou uma consulta pública com representantes do setor produtivo e especialistas da área entre maio e junho de 2025.