A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid vai instigar a conduta do governo federal no combate a pandemia. Em especial as ações relacionadas ao colapso do sistema de saúde de Amazonas, em janeiro de 2021, e os repasses de verbas federais a estados e municípios.
A comissão do senado vai apurar a conduta do presidente referente ao enfrentamento da covid-19, que matou mais de 400 mil pessoas. A primeira reunião aconteceu dia 27 de abril de 2021, de forma semipresencial.
A CPI poderá investigar autoridades judiciais, ouvir testemunhas e convocar pessoas para depor, inclusive ministros. A comissão também pode acessar documentos de administração pública, solicitar auditorias ao Tribunal de Contas da União (TCU) e diligências. Pode solicitar a quebra do sigilo fiscal e bancário. O que a CPI não pode é determinar escutas telefônicas, somente com autorização judicial, e nem tem o poder de julgar e condenar.
A comissão ao final dos trabalhos elabora um relatório, que pode servir como documento para abrir um processo de impeachment ou elaboração de projeto de lei. A preocupação política devido a criação da CPI é que o resultado final do relatório pode ter impacto direto sob as eleições presidências de 2022.
Thank you, your article surprised me, there is such an excellent point of view. Thank you for sharing, I learned a lot.